A necessidade do perdão para ser livre



     O perdão é uma decisão humana, mas é também vontade de Deus.  Como perdoar, se não tenho vontade, se a ofensa é tão grande, que não consigo? Por nós mesmos, tem coisas que são humanamente impossíveis, ex. alguém perdoar o assassino de um ente querido e esse sentimento passa a ser um peso muito grande a carregar no nosso coração. Então, nós passamos a levar dentro de nós aquela ou aquelas pessoas que nos prejudicaram. Acordamos, tomamos café, almoçamos, jantamos e dormimos com ela. Ela fica como prisioneira do nosso coração.  E isso é um fardo pesado que nos leva a viver amargurados e sem paz. Assim aconteceu comigo. Buscava esquecer nas viagens, porém a pessoa me acompanhava para onde eu ia. Nas minhas conversas, o ponto central era sempre a mesma história. Aquilo que eu buscava pela viagem ficar longe me acompanhava mais próximo do que eu imaginava. Era como se eu levasse um pássaro preso dentro da gaiola, que havia se tornado o meu coração.  E isso era uma verdadeira tortura para mim e, talvez, para as pessoas que estavam próximas a mim que, por caridade, tinham que ouvir e engolir o mesmo assunto. 
          Então, eu senti a necessidade de buscar ajuda. E essa ajuda, para mim, veio do Alto. Busquei na Palavra de Deus. Pedi a Ele que me libertasse porque eu queria ser feliz novamente, experimentar a verdadeira liberdade, que é a interior. Apreciar as cosias boas da vida, um  céu azul, um pássaro voando, conviver bem com todos. E isso só acontece, dando o primeiro passo, porque o perdão é um processo, que tem início com a vontade de perdoar. Muitas pessoas são bloqueadas porque já tem no coração o propósito de não perdoar e até dizem: vou levar essa ofensa para o túmulo. E levam mesmo, porque a falta do perdão produz muitas doenças dentro de si que  acabam levando para a sepultura.

             Em face disso, eu convido você a pedirmos juntos,  a Deus,   o desejo  de perdoar. Você que diz "eu não tenho vontade de perdoar, para mim é impossível,  o que essa pessoa fez foi muito grave". Para você é, mas para Deus nada é impossível.
                A Palavra de Deus em  Efésios 4, v. 26,  nos ensina:   “Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. V. 27 – Não deis lugar ao demônio “. Podemos até nos irar, porque somos humanos, temos sentimentos dentro de nós, ficamos irados pela injustiça, pela traição, desprezo, em ser passado para trás,  pelas feridas que produzem em nós, às vezes, nos iramos até contra Deus porque Ele não atendeu as nossas orações, porém, devemos ter o cuidado para que elas não se transformem em ódio. Não se ponha  o sol sob o vosso ressentimento  (nunca dormir com raiva).

              Em 1 Jo 3, 15 -   – “Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.”
                Cada pessoa que nós tiramos da nossa vida, eliminamos, é como se nós a  tivéssemos matado, sepultado dentro de nós. O nosso coração passa a ser um cemitério cheio de pessoas mortas, enterradas, cheirando mal. E isso se torna um peso muito grande para carregar. 
O caminho é apontado por Jesus: "Vinde a mim vós que estais cansados e aflitos e eu vos aliviarei. Atendendo a esse apelo, fui até Jesus, aos pés da cruz. Lá, eu recordei as palavras que Ele dirigiu ao Pai: "Perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem". 

         Então, A Palavra foi me dando a compreensão do que era preciso que eu fizesse. Eu teria que olhar para os acontecimentos passados na minha vida, com o olhar de misericórdia que Jesus lançou sobre toda a humanidade que o colocou na cruz. Então veio o sentimento  de compaixão que me levou a justificar aquelas atitudes da seguinte maneira: quando essa pessoa se comportou assim  comigo, me ofendeu, humilhou, desprezou e tudo o mais, certamente, ela na realidade não sabia o que fazia, porque agia conforme a carne, sem avaliar as consequências dos seus atos e talvez, não percebesse o quanto eles estavam prejudicando a minha pessoa e consequentemente, toda a família.  Então, quando passei a ver os acontecimentos dessa forma, veio a libertação. E descobri, a partir dai, ser essa a receita de quem quer praticar o perdão. A  nossa caminhada  de conversão tem início com o perdão. E em todas as passagens do Evangelho, Jesus mostra que o Perdão que quero para mim precisa ser correspondido, passar pelo   perdão que dou aos outros.        Na Oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".

                Aproveitando  esse período de quaresma e seguindo esse ensinamento bíblico, é interessante que cada um de nós identifique e se pergunte:  "A quem preciso perdoar?" A quem devo pedir perdão?  Que Deus te abençoe e te ajude a trilhar na estrada do perdão e da reconciliação.




Comentários

  1. Conviver é dia a dia. e para ser feliz sem o "Perdão" é realmente impossível. Principalmente porque nós também precisamos dele a cada dia.
    Aqui em casa meu lema está em Lc 17,4= procuro viver nesta palavra, e tenho sido fortalecida a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. A senhora escreve muito bem, tia. Perdoar é sempre melhor para quem perdoa.Bjos! Karoline Barguil Brito Vieira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva