Como se sustenta o ateu?



            Logo pela manhã, ao fazer minhas reflexões, fiquei pensando: Como se sustenta o ateu?
         Esse pensamento me remonta a alguns anos, quando tive a oportunidade de conversar com um senhor,  ex combatente  da segunda guerra mundial, que me dizia não acreditar em Deus. Mantive uma boa conversa  com ele buscando descobrir o porquê de tamanha incredulidade.
         Aos poucos,  fui ganhando a sua confiança  e  passou a relatar-me   sua história, na qual  pude identificar alguns pontos que o levaram a se posicionar daquela forma.
         De origem humilde,  perdeu os pais muito cedo. Teve que se separar dos irmãos. Alguns ficaram com pessoas da família. Outros,  com estranhos que os  adotaram para prestar serviços domésticos. E, assim, ele passou a infância e adolescência sem experimentar o  convívio amoroso de uma vida em família, passando  a sobreviver trabalhando arduamente para ganhar o pão de cada dia. Para fugir dessa situação, cedo alistou-se ao exército que o mandou para as fileiras da guerra. No primeiro combate, ficou sem o olho direito.  E assim, continuou narrando os infortúnios, que foram muitos em sua vida. A conclusão que ele tirou de tudo isso o que lhe acontecera  é que o Deus de quem eu lhe falava não existia. Que Deus era esse, perguntava ele,  que dava vida boa para uns e para outros era só desgraça?
         Comecei falando sobre a origem do mal. Que não vinha de Deus e sim do próprio homem. Que as desgraças e, também, as graças que nos aconteciam eram consequências das escolhas que fazíamos e das circunstâncias da vida de cada um.
         Então, eu passei a mostrar algumas passagens bíblicas que falavam do amor de Deus por cada um de nós. Esse amor que fala pessoalmente para mim e para ele: “Eu tenho o teu nome escrito na palma de minha mão.” Por ti, eu troco reinos.  “Eu estou contigo. Não temas”. Se atravessares o fogo, não te queimarás, se tiveres que atravessar os rios, não emergirás, porque eu, o Senhor, seguro na tua mão e te ajudo”. Tu és o meu servo, o meu eleito.”
         Depois, falei para ele que o amor de Deus não era como o amor dos homens. O homem ama querendo retribuição, ama por interesse, no toma lá, dá cá. O amor humano é frágil, qualquer coisinha se acaba,  tem dificuldade de perdoar, se irrita, guarda rancor. O  amor de Deus é paciente, tudo desculpa, tudo perdoa e jamais tem fim.
É como o amor daquele pai que tinha dois filhos: um decidiu ir embora, afastar-se do pai, pedindo-lhe  a sua parte da herança. O Pai concordou, porque o amor deixa o amado livre.  Foi para longe do Pai. Gastou tudo com mulheres, bebedeiras, orgias. Quando deu por si,  estava comendo a comida dos porcos que lhe deram para cuidar. Pensou: Vou voltar e pedir perdão. Direi ao meu Pai: “Pequei contra o céu e contra ti, não sou digno de ser chamado teu filho”. Mas o Pai,  ao vê-lo, de longe, mandou buscar roupa nova e sandália aos pés e ordenou  que os empregados preparassem uma festa. O filho mais velho (que amava  buscando  retribuição)   reclamou do Pai e falou que  sempre estava com ele e nunca  havia ganho uma festa. O Pai respondeu: “Filho, tu estás sempre comigo, tudo o que é meu é teu. Convinha que eu fizesse uma festa para receber esse meu filho que estava perdido e foi encontrado, estava morto e reviveu”.
         Ao ouvir essa passagem que mostra o amor misericordioso de Deus, aquele senhor com quem eu conversava,  olhou para mim com os olhos marejados,  mas  fazendo resistência ao que tinha escutado, me  falou: “Eu tenho inveja  de quem tem em quem ou em que  se sustentar”.
         A raiz de muitas frustrações, tristezas e decepções está no fato de muitos  sustentarem a sua esperança nas coisas e nas pessoas. E isso é uma base de sustentação muito frágil pois pessoas são falhas, inconstantes e limitadas e as coisas, dinheiro, aparência, saúde e tudo o mais sã inconstantes e passageiros, pois não se sustentam por si mesmo, diferente de Deus, que é eterno e não depende de nada para se manter. Por isso é, era e sempre será uma excelente base de sustentação.
Eu gostaria, disse ele,  de enxergar esse Deus que você diz que existe.
Eu não apenas disse que ele existe, expliquei. Ele existe de verdade e para enxergá-LO precisamos ter abertos os nossos olhos espirituais, mesmo que não O visualizemos  com os olhos físicos, como foi o caso da cegueira do apóstolo Paulo. Ele enxergava bem com os olhos físicos, a sua cegueira era espiritual. Apesar de conhecer muito bem as Escrituras, era judeu praticante, mas ainda não havia tido  a experiência com Jesus Ressuscitado.
         Quando Paulo caiu em si, conforme Atos 9, 3-6,  ele foi ofuscado por  uma luz tão forte que perdeu  a visão física e esse fato o levou a enxergar dentro de si pelos olhos espirituais. Escutou, então,  uma voz que lhe falava: Saulo, Saulo, por que me persegues? (Paulo era perseguidor dos cristãos).  
Depois de ouvir a voz de Deus, Saulo,  que se tornou Paulo,  deixou de ser perseguidor passando  a fazer parte do grupo inicial de cristãos  que difundiu o Evangelho nas quatro partes do mundo.
         Isso acontece da mesma forma conosco. Passamos a ter uma vida nova, transformada, após termos vivido uma real experiência com o Deus Vivo. E é o que eu acredito ter acontecido com aquele homem após ter acolhido a Palavra de Deus no seu coração.
         Esse é um convite que Deus faz a mim e a você.
Após essa reflexão, em que  ou quem você decide se sustentar?
        
        

Comentários

  1. A pergunta é: Será que este deus que serve de sustentáculo para muitos é realmente confiável?? Se você estudar história verá que muitas culturas e sociedades cultuaram vários tipos de deuses no decorrer da historia da humanidade, e só depois do Império Romano com a ajuda de Constantino é que o cristianismo tomou corpo no mundo, as custas de muito derramento de sangue e também como uma forma de estratégia política. A biblia não tem nenhuma conexão com a realidade nem em termos biológicos, nem físicos, muito menos morais, as piores barbaridades são narradas: Eis uma passagem que demonstra a crueldade do deus cristão :"Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra." Quem mais a não ser o deus bíblico poderia ser tão cruel? [Ex 9:14] Não há justificativas para atitudes como estas, se deus criou tudo e é onipresente, oniciente e onipontente não há como castigar os seres que ele criou pq ao cria-los ele já sabia o que estes fariam uma vez que ele é onisciente. Desde sempre a religião em questão se demonstrou homofobica, racista (estimulando incluisive a escravidão) e machista, se não fosse a liberação sexual dos seculo passado segundo a sua religião você que é mulher não teria o direito de esta nesse blog expressando suas opiniões, por que teria que está na sombra de seu marido, pai ou irmão. Sem contar que na idade média, conhecida como a idade da treva muita coisa suja foi feita por papas e reis que se diziam representantes desse deus, quanta gente foi escravisada em feudos, com a promessa de que teriam uma vida melhor que nunca veio, porque esse deus simplismente não fez nada por eles. Eu sei que a justiça é humana e que esta passivel a erros, mas deus bem que podia dá uma forcinha, enquanto uma pequena minoria no mundo se dá ao luxo de andar de carro, morar em locais de luxo, mais da metade da população vive me condições de miséria, por que deus é bons com uns e com outros ele simplismente ignora?? É por essas e por outras que é mais fácil ser racional e analisar os fatos baseados na realidade, o que me sustenta como ateu é a minha luta diaria contra esse sistema desigual que escravisa pessoas, é o meu amor pela sabedoria que não me faz ficar conformada com uma religião contraditória que promete o além do possível. O ser humano é bem maior do que o que o cristianismo espera, ele não precisa de um super pai como diria Freud para se sustentar ele precisa dele mesmo e de alimentar sonhos. como diria nietzsche "deus está morto", Amar e mudar as coisas me interessa mais... Tem muita gente por ai que vai todos os dias a igreja, vive com a biblia na mão, mas não vale o que o gato enterra, só tem criticas às pessoas do ciclo de convivencia, palavras amargas. Existem questões muito mais importantes a serem pensadas e com toda certeza essa nunca foi a ocupação da religião cristã.

    Ass: anonimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente você não se identificou para que eu pudesse me referir a você de forma pessoal. Agradeço a sua interação e respeito a liberdade de expressão.
      Permita-me comentar alguns pontos que você levantou:
      1) - Os cristãos seguem a Jesus Cristo, fundador do Cristianismo, não a Constantino que, como Imperador Romano convertido à religião cristã permitiu que o Cristianismo fosse divulgado para a massa, que, até então, era restrito a portas fechadas.
      2) - Meu irmão (ã): pelo que li no seu comentário, você se restringiu a um único versículo do Antigo Testamento, em que os homens ainda viviam sob a "Lei de Talião", que consistia no "olho por olho dente por dente". Era essa a mentalidade daquele povo: Deus era vingativo. No Novo Testamento, Deus se revela através do seu Filho Jesus, mostrando sua verdadeira face: A de um Deus que é amor, que ama e aceita a todos do jeito que são, porém Ele mostra o caminho certo aos que se aproximam Dele.
      3) - A sociedade vem evoluindo e mudando sua mentalidade ao longo dos séculos, porém Deus sempre é o mesmo, nunca mudou.
      Quanto mais uma pessoa e/ou sociedade conhece a Deus mais sai das trevas para a luz, por isso, temos saído da "época das trevas" e passamos para a luz da liberdade e respeito humano, embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer.
      Essa mudança, a meu ver, refere-se exclusivamente ao homem e não a Deus, que sempre foi bom e aceitou a todos. Se você tiver acesso à Palavra de Deus verá líderes mulheres, como Débora e Ester, Raab, a prostituta, que tiveram papel significativo na sociedade da época.
      E se você não crê em Deus, como deixou a entender, por que responsabilizá-lO das mazelas ou dificuldades da sociedade, uma vez que cada um é senhor de si mesmo e corre atrás dos seus sonhos e propósitos?
      De acordo com o seu pensamento, se conclui que os ricos são ricos porque se esforçaram para que isso acontecesse e os pobres, por sua vez, não se esforçaram tanto, já que você falou que "o ser humano é bem maior do que Cristo e não precisa de um Pai". Conclusão: A sociedade pela qual você se revolta é fruto de suas próprias escolhas, excluindo Deus que é Amor.
      Que o meu Deus, a quem eu conheço e acredito, te abençoe e te ilumine.

      Excluir
  2. Acredito que a minha identidade aqui não esteja em questão, e sim minhas idéias, pois ao expor às suas na internet você está sujeita à debates, que ao meu ver são bastântes saudáveis, isso é dialética! Agradeço o seu "respeito" embora não acredite que ele exista realmente, pois, uma vez que és cristã, tem como primeiro mandamento (seja seguindo o primeiro testamento ou no novo) o dever de acreditar num só deus e levar até as últimas consequências a sua fé em respeito a este deus, o que consiste em abominar qualquer ateu ou seguidor de outra religião, conforme a passagem:"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim."Êxodo 20.
    Mas estas são apenas conjecturas minhas a seu respeito, julgando pela sua religião, do contrário não és tão fiel quanto prega.

    1.Não disse a nenhum momento no meu comentário acima que os cristãos seguem/seguiram Constantino, fiz apenas uma referência histórica para que tentemos entender juntos o contexto em que o Cristianismo se fez necessário na história da humanidade.Já que você colocou no seu texto o deus cristão como um ponto de equilibrio essêncial às pessoas, sendo que cada civilização cultuou divindades diferentes em cada momento histórico, como se pode ver para os gregos Zeus era o deus maior, para os egípcios Hórus era o deus maior, para os Indus existem várias outras divindades superiores, enfim, quero apenas que você compreenda que o deus certo não é necessariamente o seu, e se ele é apenas um que se manifesta de várias formas para diferentes culturas como você sugeriu, porquê ele derramou sobre o egito as 7 pragas? Certamente você não tem uma resposta plausível para me dá. Inclusive o cristianismo nem é se quer a religião com mais adeptos no mundo, a maior é o Islamismo.

    2.Vejo que sua afirmação: "Deus, que sempre foi bom e aceitou a todos." entra em contradição com a explicação que deste sobre o velho testamento: "em que os homens ainda viviam sob a "Lei de Talião", que consistia no "olho por olho dente por dente". Era essa a mentalidade daquele povo: Deus era vingativo." é paradoxal ser bom e vingativo ao mesmo tempo. Não é necessária uma avaliação aprofundada na biblia para perceber o quanto ela é repulsiva:
    NO VELHO TESTAMENTO
    "E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do SENHOR." (Ele não gosta de ouvir queixas) Então queimou os queixosos vivos. Isso os ensinará. [11:1]
    "Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles. Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo e de peste amarga; e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó. Por fora, devastará a espada, e, por dentro, o pavor: ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de mama, como ao homem de cãs." Nem mesmo os inocentes são poupados por este Deus psicótico. [32:21-26]
    NO NOVO TESTAMENTO, CITAÇÃO DO PRÓPRIO JESUS:

    "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada" (Matheus 10:34)
    "Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (joão 15:6)

    apoiando a escravidão
    "E o servo (ESCRAVO) que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade será castigado com muitos açoites" (lucas 12:35-38)

    Preciso citar alguma coisa a mais? Sim, antes que você diga tudo está para a interpretação, me diga como você interpreta tais citações?? Por que eu as interpreto como algo violento e imoral ao extremo!

    ResponderExcluir
  3. 3.A mentalidade das pessoas vem mudando sim, graças aos movimentos como o iluminismo, o renascimento
    e a revolução francesa que propuseram um rompimento com a tradição religiosa cristã, entre tantas outros movimentos que foram imprescindíveis para atingirmos um pensamento mais humanizado e sécular, porém ainda hoje há os do contra, que se posicionam à favor da "moral e bons costumes" que tentam nos representar seja na bancada cristã dentro do senado, seja no vaticano onde varrem para debaixo do tapete casos de pedofilia, corrupção, envolvimentos de papas com nazismo e ditaduras, em nome dessa moral e bons costumes.

    4.Na palavra de deus que eu conheço e tive acesso as mulheres tem que ser tratadas dessa forma:

    "Não deseje a esposa de seu vizinho ou seu jumento - ou qualquer coisa que pertença a ele. Veja, aos olhos de Deus, mulheres são posses dos homens." [deuteronimo 5:21]

    "Três vezes por ano Deus quer ver todos os homens. As mulheres ele nunca quer ver." [deuteronimo16:16]
    "Se um homem se casar, e então decidir que não gosta da mulher, ele pode alegar que ela não era virgem quando se casaram. Se o pai dela não conseguir provas de sua virgindade (o lençol com sangue), então a mulher será apedrejada até a morte na porta da casa do pai dela." [deuteronimo 22:13-21]

    entre outras.
    Por fim, Eu realmente não creio em deus (nenhum deus) e não acredito que riqueza ou pobreza tenha sua origem por culpa dele ou não, essa questão está na esfera do sistema econômico vigente, que não elege seus "escolhidos" por meritrocracia, mas esta é uma questão a ser debatida em outro texto caso vocÊ se interesse por econômia e queira tratar sobre na sua radiografia de pensamentos, me ultilizei desse argumento com a vã ilusão de plantar na sua cabecinha um pouco de duvida e questionamento, para que tentasse entender que deus não é a resposta para tudo, deus se quer, pode ser provado de forma material, ele é um delirio que infelismente é coletivo, ao menos por enquanto!

    ResponderExcluir
  4. Sugestão:
    Leia blogs como este para se inspirar
    http://www.paulopes.com.br/

    ASS: Elenira

    ResponderExcluir
  5. "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo,que lhe deu seu Filho Único, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna.Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele." (João 3, 16-17)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post. Acho bem interessante quem diz nao acreditar em Deus e usa a biblia para justificar isso. Se a biblia é a Palavra de DEus, como pode não crer nEle mas usar Suas Palavras para justificar isso? E quem foi que disse que seguir a Deus implica em rejeitar pessoas. Amar a Deus sobre todas as coisas nunca me impediu de ter amigos e me relacionar ( muito bem ) com pessoas de todas as crenças. Creio que há equivos de compreenção deixados claros na distorção das passagens biblicas. Não estou aqui, porém para discutir nada disso. Sou sim alguém que cre em um Único Deus e em Seu Filho Jesus Cristo. Amo e respeito o ser humano e creio que DEus também. Um texto fora do contexto é pretesto! A biblia como um todo revela o amor de Deus pela humanidade. Meu Deus me ensina amor, respeito, paciencia, perseverança e coisas como tal. Religião tem seu maus representantes, como médicos, dentistas, professores, etc. Não sou revoltada contra todos os dentistas por causa de alguns que me atenderam mal. Não costumo entrar em consultórios médicos agredindo-os por que alguns não me audaram quando estive doente. Escolho sempre crer que a humanidade tem seus bons representantes e esses me inspiram... aprendi na biblia observar tudo e reter o que é bom!
    Que o amor de Deus reine em nossas vidas e corações.
    Pati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva