O CUIDADO AO DIZER O SIM




                O Sim e o Não  é a manifestação da liberdade de cada um e  descreve o que o nosso interior deseja  ou  não  realizar.
                Para mim, o SIM  é  mais relevante  do que o  Não. Ele exige um compromisso  na realização  daquilo que eu me proponho a  fazer. 
                Quando   bem criança, aprendi  com o meu avô algo  que ajudou muito  na formação do meu caráter, da minha personalidade:  A lealdade ao meu sim.
                Certa vez, ele me advertiu: minha filha, tenha muito cuidado quando você der o seu sim, pois ele exige:  lealdade, fidelidade, perseverança, compromisso  e responsabilidade. Antes de dar o seu sim,  avalie primeiro se você vai poder assumir com o que você está propondo realizar.
                A partir do momento em que me empenho a fazer algo para o outro e deixo de cumprir, sem motivo justo,  passo a ser visto  como alguém que não tem palavra, uma pessoa em quem os outros não podem confiar ou que entregam uma missão com uma pontinha de desconfiança.  Isso é abrangente em qualquer contexto:  nos relacionamentos, no trabalho, em casa, na comunidade ou em qualquer grupo a que pertença.  A maneira com que eu lido e  encaro o meu sim é que irá   determinar a confiança e o conceito que os outros terão de mim. É a partir dessa observação que os outros poderão formar um conceito em relação à minha pessoa: se sou ou não confiável, se tenho  ou não responsabilidade com o que assumo.
                Certa vez,  falei para uma amiga:  “As pessoas que são comprometidas com a sua palavra, geralmente, são muito assoberbadas de serviço,  ao passo que os que não querem assumir nada, ou que não tem muito compromisso  poucos confiam  nela e   sempre elas  estão desocupadas.”   E assim, vão levando a vida, sempre nas costas dos outros...
                Certa vez, Jesus contou uma historinha, falando desse tema: Está em Mateus 21, 28-31, onde ele fala que um homem tinha dois filhos. “Disse ao primeiro: meu filho, vai trabalhar, hoje, na vinha. Respondeu ele: Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi. Em seguida disse a mesma coisa ao segundo. O filho respondeu: sim e não foi.” Jesus faz a pergunta: Qual dos dois fez a vontade do Pai?
                Dentro do texto Evangélico e aproveitando a quaresma, período de conversão, é interessante que cada um de nós possa avaliar como está dando o seu sim. Talvez isso seja o ponto central de muitas dificuldades que  enfrentamos  hoje, na nossa vida..

               

                

Comentários

  1. Muito bom texto!! Faz a gente refletir sobre a nossa liberdade, sobre o que desejamos realizar,
    o nosso comprometimento com a nossa vida e com a sociedade!!!
    Nuito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente gostei muito desse post, pois nos faz analizar muito bem o que falamos e nos remete a responsabilidade por nossa imagem, que nós mesmos faazemos quando honramos, ou não, nossas palavras.
    Parabéns, você é ótima escritora!
    beijoo
    Pati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva