Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

                 Na concepção da palavra, amigo é aquele que está junto para o que der e vier.
                Para os que leem e se deixam pautar pela Palavra de Deus, o verdadeiro amigo é aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. (João 15, 13).
                Refletindo sobre o assunto, passei  a fazer um balanço das minhas amizades e analisar as que até hoje deram provas de sua veracidade. Constatei que tenho alguns  amigos na acepção da palavra, mas também  descobri que no meu convívio existem aqueles que podemos chamar de “amigos da onça”, que são os que estão conosco quando estão se beneficiando de alguma coisa ou nos momentos de lazer.
                  Lembro-me que tive  muitos amigos da época de juventude, na escola e faculdade. Era muito ligada a eles. Porém, quando chegou à época de cada um tomar o seu rumo, buscar o seu espaço, essas amizades ficaram no esquecimento, ninguém mais buscou saber como o outro estava, deixando para trás toda a convivência sadia e feliz que desfrutamos outrora.
                Partindo do princípio de que somos humanos e podemos um dia falhar, quando falamos em amizade verdadeira  não significa dizer que não iremos um dia vacilar  ou não suprir completamente a expectativa da pessoa.  O que  é difícil de aceitar é uma amizade por conveniência, ou seja aquela que está a nosso lado apenas para receber vantagens e no momento  que convém. Geralmente,  quando essa amizade é colocada à prova, constatamos omissão, falsidades e auto proteção, onde o outro  se cala para não se expor  e, assim, fica em cima do muro, agindo como Pilatos, lavando as mãos para ficar numa boa.
                Amizade é mais do que conviver com pessoas por aquilo que elas podem retornar para nós. Os amigos foram colocados a nosso lado como um bálsamo para refrigerar a nossa alma quando está cansada e no momento da fraqueza e dificuldades serem  a força que irá  nos encorajar e nos levantar com a sua mão forte e verdadeira.
                Lembro-me que, certa vez,  bem criança, sentada à porta da minha casa, em Floriano, ao lado do meu avô, ele me fez  a seguinte observação:  “Minha filha, você está vendo aquela placa? (Era a placa de um restaurante, que ficava bem na esquina,  e  era denominado Restaurante Vale quem tem).
                Então, o meu querido avó passou a me falar da experiência  dele com os amigos que havia escolhido para o seu convívio social e do dia a dia. Dizia ele: “Minha filha, Você saberá quem são os seus verdadeiros amigos na hora da dor e da necessidade. Os que ficarem a seu lado e lhe apoiarem, esses sim, nutrem por você  uma verdadeira amizade. Os que se afastarem na sua necessidade é porque não merecem a sua amizade.
                Depois de todos esses anos tenho vivenciado as palavras do meu avô na própria “pele”.  Posso dizer que identifiquei os meus verdadeiros amigos na hora do meu sofrimento e dificuldades, no momento em que eu só podia oferecer   o meu coração despedaçado.
                Mas, depois que tudo passou, veio pelo  amadurecimento  a convicção de que eu não posso esperar que as pessoas supram todas as minhas expectativas e necessidades e que a realização das mesmas  devem partir de mim.
                Então,você,  meu amigo, que lê esse artigo, se  já se decepcionou com alguém que lhe era próximo, não se afaste dos demais. Apenas, entenda, que foi uma maneira de  perceber quem, na verdade, são seus verdadeiros amigos e merecem gozar da sua companhia e da sua confiança.  A partir daí, com certeza, os seus olhos estarão bem atentos para aqueles com quem você irá abrir o seu coração. Eu tenho procurado identificar quem se aproxima de mim com autenticidade e aqueles que são movidos por interesses escusos.
                A Palavra de Deus diz: “Quem encontra um amigo encontrou a pérola preciosa”. Não desanime se isso não aconteceu ainda com você. Olhe para o porta joia da sua vida com mais atenção. Pode ser que a sua pérola preciosa esteja misturada com as bijuterias. Mãos à obra!

Comentários

  1. Respostas
    1. muito bom essa reflequição clariou a minha mente obrigado

      Excluir
    2. Obrigada pela sua atenção de ler e comentar o meu artigo. Na verdade, o que escrevi foi o que experimentei durante toda a minha vida.

      Excluir
  2. Lindo texto.
    Fomos criados única e exclusivamente para amar, seja quem for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de ter dado atenção ao que escrevi. Creia, brotou daquilo que sou e penso.

      Excluir
    2. Obrigada por ter lido e dado o seu parecer.

      Excluir
  3. Muito obrigada pela visita, volte sempre e fique à vontade para comentar e divulgar.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a você por haver lido o artigo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marlise

    Quero dizer que estava procurando um texto sobre amizade no google e encontrei esse blog .

    Amei o texto e me identifiquei com cada palavra que você escreveu.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico sensibilizada com a sua atenção de ler o texto e comentar. Obrigada.

      Excluir
  6. Marlise,você tem uma sensibilidade inquestionável de falar sobre um assunto tão complexo de entender,que é a amizade.Me indentifiquei na parte que você fala,que é nas horas difíceis que conhecemos os amigos verdadeiro.
    Meus sinceros parabéns!!!
    Espero poder ler mais seus artigos...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Glorinha. Fiquei feliz por você ter se identificado com o meu pensamento.O meu desejo é que você tenha encontrado a pérola preciosa. Atenciosamente, Marlise.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Obrigada pela atenção em ler o texto. Creia, saiu de tudo o que vivi.

      Excluir
  9. Tudo que eu queria escutar e falar, está descrito nesse texto. Infelizmente perdi minha namorada dia 26/10/2015 e no dia muitas pessoas que nem falava comigo diariamente veio querer dar "apoio" fofoca, no outro dia, quem estava ao meu lado?? Se não fosse minha família esses dias, a minha tentativa de suicídio teria dado certo. São poucos que podemos contar e nem sempre, mas se chamar p uma festa estão todos disponíveis :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creia: esses momentos difíceis nos ajudam a identificar quem nos ama e torce pela nossa felicidade.

      Excluir
  10. Infelizmente vivemos numa sociedade que para uma grande maioria, vale o ter e não o ser. Acho que todos nós nos vemos nessa situação em algum momento.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter lido. Creia, o que escrevi experimentei na minha pele. É a maneira de crescermos e amadurecermos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva