ATINGIDOS PELA COPA DO MUNDO

       Estamos ainda em clima de Copa do Mundo. Só que agora vivenciamos um momento de tristeza, diante do placar do último jogo, Brasil x Alemanha, onde o resultado foi uma goleada de 7 x 1 para a Alemanha. Diante disso, fiz uma pequena reflexão: lembrei-me de um versículo da Bíblia que diz: "Maldito o homem que coloca a sua confiança em outro homem". No caso do jogo, todos só colocavam a confiança em um jogador, quando na verdade, a equipe tinha 22. Os jogadores não estavam preparados para enfrentar um time sem a presença do Neymar. Não presumiram que poderia haver um desfalque de um titular. A meu ver só armaram a equipe em uma só direção (é bom que eu diga que não entendo nada de futebol, só quando acontece o gool). Mas, qualquer leigo poderia perceber que a equipe não estava coesa. Faltou a unidade, a garra para ir atrás da bola. Quando aconteceu o que ninguém queria em relação ao Neymar (que foi lesionado) e ao Tiago Silva, que não pode jogar, em virtude do 3º cartão amarelo, o resto da equipe desmoronou. Ficou toda desestruturada. Inclusive os nossos corações, que ficaram despedaçados pela tristeza e a decepção.
O povo brasileiro, que experimenta diversas dificuldades no seu dia a dia, (seja na área de empregos, saúde, governo em crise, educação, violência) estava vivendo momentos de alegria e esperança, podendo até gozar de certa tranquilidade no “ir e vir”, por conta da segurança reforçada nas ruas e também pela esperança de poder saborear a vitória. Isso podíamos ver no rosto de cada torcedor.
    Então, veio um placar inesperado, onde todos os sonhos se frustraram com a derrota vergonhosa. Sabíamos que um dos dois times iria perder. Mas, com esse resultado humilhante, o que se perdeu não foi só um jogo, foi a esperança que estava depositada em um final feliz, de, no mínimo, participarmos da final da copa. Além do mais, a imagem do Brasil como o país do futebol ficou humilhada diante do mundo. Isso mexeu com o nosso brio patriota e a nossa inclinação de torcer pelo nosso Brasil, tão saqueado, tão atingido pela corrupção e pelos maus exemplos de poucos. É bom que isso fique ressaltado: o povo brasileiro é bom, hospitaleiro e trabalhador. Só lhe falta oportunidade e uma boa administração no país.
Fiz uma correlação desse episódio com a nossa vida. Quantas e quantas vezes apostamos tudo em uma só pessoa ou em um sonho ou possibilidade, descartando novos projetos, novas metas, deixando de entender que a vida não se faz por um só caminho. Portanto, diante de uma derrota, que pode ser profissional, sentimental, perda de oportunidade, de um ente querido, problemas na família e tudo o mais, não devemos nos entregar ao desânimo e à falta de esperança: O sol se põe e logo no dia seguinte ressurge. Assim também são as oportunidades que virão para mim e para você. Acreditemos, não é o fim. Em 2018 teremos uma nova Copa. Quem sabe, o preparador técnico tenha aprendido a lição.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva