Será que é só 1º de Abril o dia da Mentira?


Aqui no Brasil (não sei se em todos os lugares do mundo), o 1º de abril é comemorado com brincadeiras e liberdade de inventar histórias, com a desculpa de ser o Dia da Mentira.
            É uma data que me faz lembrar com mais veemência do meu sábio avô, Dib Barguil, que me passou preciosas experiências de vida através das historinhas que ele costumava contar.
            Uma delas, foi uma brincadeira de mau gosto feita com uma pessoa humilde e analfabeta, na minha cidade natal, Floriano.
            A cidade de Floriano fica no Estado do Piauí e é banhada pelo Rio Parnaíba, em uma de suas margens. Do outro lado, fica a cidade de Barão de Grajaú, no Estado do Maranhão e, assim, sucessivamente, em todas as cidades por onde o Rio deságua. Ele vai separando um Estado do outro.
            O personagem da historinha do meu avô estava na cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão. Logo cedo, no primeiro de abril, Dia da Mentira, deram-lhe um bilhete com a incumbência de entregá-lo a uma determinada pessoa que morava em Floriano.
Desconhecendo o que estava escrito no papel que levava consigo, ele segue de porta em porta à procura do destinatário.  Tão logo o papel era lido pelas pessoas abordadas, elas o orientavam a seguir adiante, apontando um novo endereço. Essa peregrinação aconteceu até o final da tarde, quando alguém movido de compaixão, leu o bilhete para o já cansado mensageiro. O conteúdo do bilhete era: “TOQUE O BESTA PARA FRENTE”.

            Mas o que isso tem a ver com a nossa atualidade?
            Vivemos dias turbulentos na história da nossa nação, onde estamos vendo e ouvindo,  notícias através da mídia,  sobre o caos em que se encontra o nosso país,  pela má administração dos seus governantes. Olhamos para o Congresso Nacional, de onde deveria ecoar a voz do povo que  elegeu quem lá está,  oferecendo-o  proteção e segurança, e tudo o que estamos presenciando, ao vivo e a cores, é a corrupção, ladroagem e  toma lá dá cá  de cargos para tirar vantagens para si,  sem se importarem com o real significado do posto que ocupam, ou seja o dever de defender a soberania e a estabilidade do país.
            Entretanto, como na historinha mencionada, parte do nosso povo tem acreditado nas mentiras que são proclamadas nos discursos dos palanques, em defesa de quem está no poder, tirando vantagem da situação, praticando a corrupção, roubando o país e o próprio povo, colocando, sobre todos nós brasileiros,   uma carga tributária pesada e taxa de desemprego nunca antes presenciada. Mesmo assim, o discurso enganador tem levado parte da população a acreditar nas mentiras e passa-las para frente com o objetivo de ganhar tempo e permanecer no poder.
            Diante de tudo o que refletimos, podemos concluir que, no nosso país, todo dia é o Dia da Mentira, “onde o besta tem sido passado para frente”. Resta-nos esperar que surja alguém, movido de compaixão, e abra os olhos de parte da população que ainda permanece na ignorância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva