Isso também irá passar...

            Na nossa vida, é impossível não enfrentarmos algum tipo de dificuldade, lutas e problemas do dia a dia. Isso é inerente à nossa humanidade. Entretanto, a forma com que nós os enfrentamos é que irá fazer toda a diferença.
Resultado de imagem para imagem de isso tambem irá passar            Conhecemos pessoas que lidam com problemas e sofrimentos de uma forma tranquila e pacificada transparecendo para os que as observam que, em seu íntimo, possuem a convicção de que irão superá-los. Outras, reagem diferente: quando as situações acontecem contrário ao que  esperam, elas se descabelam, perdem o controle, agem pelo impulso do momento, que pode até levá-las  a tomar atitudes drásticas.
            Diante do que enfrenta, o indivíduo pode optar por duas saídas: a primeira delas é mergulhar na tristeza, estado de depressão, de incerteza e cada vez mais se sentir incapacitado de encarar e resolver sua situação, e, sem ver uma saída fica em um  estado de paralisia. Não dá passos adiante. A segunda opção é reagir com ânimo e esperança,  buscando encontrar soluções  ou ajuda para sair da situação em que se encontra.
            Nesse período natalino, costumamos ouvir pessoas falarem que se sentem deprimidas, invadidas por uma tristeza sem explicação. Mergulham nas lembranças do seu passado, nos entes queridos que já se foram e tantos acontecimentos que marcaram a sua vida. Não se dão contam do verdadeiro sentido do natal, que é o nascimento do Salvador, perdendo a oportunidade de olhar para dentro de si e perceber que há uma saída para aquilo que tira a sua paz e alegria.
 Em que estado, você que lê, se encontra agora?
            Conta as escrituras a história de alguém que se achava em um estado de desânimo devido à sua condição de paralítico.  Não encontrava uma forma de alcançar  a cura que ele tanto sonhava. A solução apontada  era a de mergulhar em uma piscina cuja crença podia sarar a primeira pessoa que entrasse  em um dia que era determinado para a cura. Então, quando lhe fora perguntado se ele queria ser curado, ele simplesmente respondeu: “Como, se ninguém me ajuda?”.
            Na nossa vida, também acontece a mesma coisa. Ficamos muito tempo vivenciando situações que nos paralisam e fazem   perder o sono, a paz, a tranquilidade e a buscar  a solução nas pessoas, sem procurar dar passos,  esperando ajudas exteriores.
            São diversas causas que nos levam a essa letargia: Problemas no casamento, desemprego, doenças, separações, dívidas, perdas  etc. Mas, temos que reagir!
            Costumo embasar a minha maneira de ser com a experiência que eu vivenciei e que adquiri através das pessoas mais experientes que me  aconselharam quando  eu passava por dificuldades sérias e que não encontrava maneiras para sair delas.     
Resultado de imagem para imagem de isso tambem irá passar    Lembro-me de uma situação muito difícil em que eu não via saída para resolvê-la,    encontrava-me frustrada e desesperançada, externando o fato para um amigo, ele me fez refletir com a seguinte pergunta: Lembre de um acontecimento que abalou a sua vida há tantos anos atrás. Eu fiquei pensativa e recordei fatos difíceis que eu havia superado. Então, ele me fez a segunda pergunta: Passou? Ao que eu lhe respondi: sim, passou. Então, na sua simplicidade, ele me respondeu sem imaginar o quanto a sua mensagem iria afetar toda a minha história: “Isso também irá passar”.
            Passaram os acontecimentos e as pessoas. Esse meu amigo também. Já está perto de Deus. Porém, seu ensinamento ecoa até hoje quando me deparo com circunstâncias em que, visivelmente,  são impossíveis as soluções. Imediatamente, digo para mim mesma: “Isso também irá passar”.
            Portanto, para que esse eco de esperança chegue a tantas pessoas que sofrem e cruzam o seu caminho, você hoje, através dessa leitura, está sendo convidado a dizer para os que o procuram para uma palavra de conforto: Tenha fé, Acredite, tudo tem uma solução:  “Isso também irá passar”.

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva