Perseverar sim.. Desistir? Jamais!

                  Hoje detive o meu pensamento na seguinte  reflexão: Por que as pessoas desanimam,   logo de princípio,  quando os seus planos começam a fraquejar?  E, logo passei a me questionar como eu me comportava diante daquilo que eu planejara para mim e que não estava acontecendo como eu esperava.
                Então, lembrei-me do que me ensinaram, quando criança: “Na nossa vida, antes  de nos lançarmos a um projeto,  temos que traçar planos de ação”.  Alguns chamam de roteiro. Esse roteiro consta de etapas que devem ser percorridas e vencidas.  Para isso, precisamos dar passos, nos esforçarmos  para conseguirmos chegar à meta. Mas, existem pessoas que, diante do primeiro obstáculo,   desistem da caminhada e  ficam sentadas   à beira da estrada, sentindo-se um derrotado, lamentando-se,  na posição de  um perdedor.
                Precisamos combater esse sentimento de fracasso,  assumindo que,  dentro de nós, existe uma força que nos anima a seguir em frente e encarar  os desafios que a vida nos apresenta,  com o olhar de esperança e otimismo, diante das tribulações e dificuldades que enxergamos.   O “x” da questão está em como agir diante de determinadas situações.
                Em relação à minha pessoa não sou de desistir e voltar atrás no meio do caminho, quem me conhece bem sabe disso. Quanto dou passos em busca do que projetei para mim, é porque antes analisei os pros e os contras  e firmei a minha vontade no propósito assumido.
                Um dos grandes problemas que costumo presenciar na vida das pessoas que facilmente desistem é que elas agem por impulso ou baseadas em sentimentos, quer seja de raiva, vingança, alegria, paixão, euforia e tantos outros, e, geralmente, quando passa o primeiro momento, que caem em si, tomam consciência da realidade e, com isso, voltam à etapa inicial, com a sensação interior de fracasso e desânimo, gerando assim o complexo de que nada dá certo em sua vida.
                Eu me considero uma pessoa vitoriosa diante das dificuldades que enfrentei até hoje.  Das pessoas, pouco se pode esperar em determinados momentos porque uma das grandes frustrações do ser humano é confiar que o outro vai socorrê-lo e, de repente, não contar com essa ajuda.  No meu caso, esse socorro para não desistir e perseverar, nunca me faltou, porque, na verdade eu não coloquei minha esperança nas pessoas, embora algumas vezes tenha recebido ajuda delas, na maioria das vezes eu o encontrei  vindo do Alto, de Deus.
                Nessa concepção, eu tenho aprendido que desistir, jamais, assim, eu me considero feliz, mesmo diante das lutas, das tribulações e dificuldades que me são impostas no dia a dia. Prossigo com o meu olhar focado em algo que não passa, já que os problemas, as lutas, dificuldades e crises são passageiras.  É essa a receita que encontrei para ter uma liberdade e uma alegria interior.
                Portanto, caro leitor, se você tem dificuldade  de perseverar em seus propósitos e na metade do caminho bate em você o sentimento de insegurança diante do que irá encontrar em seu percurso, tire os seus olhos  das circunstâncias e das pessoas e os coloque na meta que você deseja alcançar, confiando que a ajuda do Alto não irá lhe faltar.  Não há dificuldades que não possam ser superadas. Força! Vá em frente.  O segredo é perseverar sempre, desistir, jamais!
            





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva