MÁSCARAS QUE USAMOS

            É interessante fazer pequenas paradas na nossa vida para refletir e visualizar o nosso interior, o que carregamos dentro de nós que deixamos exteriorizar para os que convivem conosco.
       

     Você que está lendo o texto, já se perguntou como os outros o veem? Já refletiu o porquê de,  em alguns dias, você amanhecer triste, com falta de sentido para a vida, querendo encontrar algo que o faça feliz ou lhe traga a alegria ou a meta para viver?
            Geralmente, as pessoas observam o que exteriorizamos na nossa convivência com elas porque, na verdade, só Deus vê o que está dentro de nós. Por isso, é importante refletirmos à luz da Palavra como está o nosso coração (símbolo das nossas emoções),  para, a partir dessa observação, identificarmos o que estamos de fato transmitindo para as pessoas e  fazermos um trabalho conosco mesmo com o fim de  eliminar o que nos impede de alcançar essa paz interior que tanto almejamos.
            Muitas vezes firmamos  uma opinião sobre nós mesmos, nos achando perfeitos, no caminho certo, sem   perceber os rastros que estamos deixando no coração dos outros, como por exemplo, palavras que ferem,  humilham,  menosprezam, que se colocam sempre acima e superior aos outros. Você já pensou nisso? Já se colocou no lugar daquele a quem você fere, humilha, despreza, desvaloriza?
            Em primeiro lugar, precisamos  tirar um tempo do nosso dia para esse fim, o que para muitos é difícil porque não “aguentam” ficar  sozinhos consigo mesmo,  talvez  até com medo do que irá encontrar ou descobrir dentro de si.  Alguns preferem enfiar a cara no trabalho, ou sair para compras, se reunir com os outros para se distrair jogando “conversa fora”, ou quem sabe, julgar e falar da vida alheia tirando o foco de si mesmo, perdendo a oportunidade de se autoanalisar e melhorar como ser humano. Com isso, acabam se tornando pessoas de difícil convivência, que sempre estão querendo impor seus pontos de vista  sem conhecer o lado do outro, e sem se importar  como está sendo visto e analisado.  Esse comportamento geralmente afasta as pessoas ou gera uma vida cheia de conflitos, confusões, ofensas,  medos, isolamento, insegurança, mágoa, inimizades, críticas, amargura, desamor. Todos esses fatores acabam gerando dentro de si um vazio, uma tristeza mortal que podemos chamar de falta de paz interior ou “desassossego”.
            É muito importante trabalharmos em nós alguns predicados, dentre eles, enumero em primeiro lugar a humildade.
            Precisamos ter a humildade de reconhecer em nós limitações, fraquezas e querer eliminá-las e não justifica-las, apontando sempre que o erro é do próximo; A partir desse passo vêm os outros requisitos, tais como o perdão, a paciência, a compreensão e  a tolerância com o que nos é diferente.
            Conseguindo firmar e estabilizar essa postura interior e assumindo-a como uma verdade individual  (pois quando ela não parte de uma convicção pessoal se torna um fardo pesado e impossível de se manter por longo tempo) alcançaremos a verdadeira liberdade interior e não uma vida de aparência, onde externamente esboça um sorriso e interiormente a alma chora de tristeza e vazio.
            O sorriso dos teus lábios está expressando o sentimento do teu coração? Encontre a tua resposta e identifique como está o teu interior. Fique em paz!      

             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva