ESCOLHAS CERTAS PARA UM RESULTADO PROVEITOSO

    

           Refletindo  a minha história de vida, busquei  identificar as metas que nela priorizei  no passado.  Vale esclarecer, que me refiro  àquilo  que se coloca como parâmetro para se chegar a uma realização de sonhos, ou seja a meta.
 Ficamos detidos em nossas próprias preocupações e objetivos a alcançar que deixamos passar despercebidas as maravilhas a nosso redor, seja em relação  à natureza, apreciando a beleza de um céu estrelado, da noite de luar, do perfume de uma rosa, dar atenção e carinho  às pessoas que amamos ou aos animais  que estão à nossa volta.
                Escutei o relato de alguém sobre um fato que me fez pensar sobre tudo isso. Um familiar próximo estava hospitalizado em estado grave. Precisava de um apoio e conforto dos seus queridos, o que o levou a fazer uma ligação para um deles que, no momento estava de saída para um lazer e lhe respondeu que retornaria  quando tivesse um tempinho. Minutos depois, recebe novamente uma ligação, porém agora do hospital noticiando o falecimento do seu ente.
                Quantas vezes isso talvez aconteça comigo e com você. Trocamos a atenção e acolhida ao outro por coisas e compromissos  superficiais, que poderiam ser feitas numa outra ocasião.
                Lembrei-me de  uma historinha que ilustra  esse fato: um pai muito ocupado que nunca tinha tempo para brincar com o filho e sempre o respondia  brusca e apressadamente, alegando sempre ter algo a fazer, reclamando o barulho que o filho fazia quando ele lia o jornal ou via a TV.  Certa ocasião, o filho lhe pede uma quantia em dinheiro e ele reage de forma grosseira.  A criança vai para a cama cabisbaixa  e o pai ficou tocado naquilo que havia feito. Arrependido, vai ao quarto do filho, pede desculpa  e lhe entrega a quantia pedida, porém, antes,  pergunta para que fim seria o dinheiro. O filho o abraçou sorridente e levantando o colchão pegou uns trocados que havia economizado. Ao ver a cena, o pai novamente se encoleriza e passa a gritar o menino querendo saber o  porquê  ele queria  tanto dinheiro. Qual não foi a surpresa ao ouvir do filho: “Pai, esse dinheiro é para comprar uma hora do seu tempo”.
                Essa reflexão me fez agradecer a criação que eu recebi,  pois fui ensinada a valorizar mais a pessoa do que o bem que ela possui, a  valorizar mais o ser humano e a sua dignidade  do que a sua aparência exterior e  o que ele pode me oferecer. Aprendi que só se leva da vida aquilo que se constrói na vida dos outros. E  seremos lembrados pelas pessoas por aquilo que construímos em prol de suas vidas e não o que compramos para elas com o fim de conquistar a sua afeição.
                Hoje, olhando para as escolhas que fiz, vejo, sem falsa humildade, que  sempre foram baseadas nesse padrão de valorizar as pessoas, principalmente a minha família. Sinto-me recompensada, hoje,  pelos frutos  que tenho recebido. São frutos de paz, harmonia, amizade e coração pacificado que tem a consciência da missão cumprida.
                Vale ressaltar que tudo isso não foi mérito meu, mas da Graça de Deus que me fez optar pelo que é eterno e não pelo que é passageiro.
                O mundo tem optado pelo “ ter coisas”,  deixando de lado o ser. Porém, presenciamos no dia a dia,  resultados desastrosos. Filhos matando pai e mãe e vice-versa e tantos outros fatos que escandalizam e nos chocam.
                Diante de tudo o que foi exposto, olhando para trás, no percurso da sua vida, quais têm sido as suas escolhas?  Lembrando que o que você planta hoje,  colherá os frutos amanhã.

Que seus passos sejam conduzidos  para a opção certa que vai te trazer a  alegria e a  paz interior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amizade x Conveniência – Será que ainda existe amigo ?

Encarando os problemas com o coração pacificado

O despertar para uma consciência moral coletiva